top of page

As inscrições para os minucursos estão abertas! Confira a listagem dos minicursos oferecidos, faça sua escolha e preencha o formulário no final da página!

 

Importante: como todos os minicursos serão realizados simultaneamente, é possível realizar, apenas, uma inscrição por participante.

 

Atenção: Será cobrada uma taxa de inscrição de R$ 5. O valor deve ser depositado na conta poupança:

 

Agência: 0153-8

Conta: 32667-4

Variação da poupança: 96

FELIPE LIMA PINHEIRO

CPF: 027.963.353-05

 

Para confirmação da inscrição, o comprovante de pagamento deve ser enviado para o e-mail minicursospaleors2015@gmail.com.

 

 

Estudos de caso em Paleoicnologia de Vertebrados

Heitor Francischini & Voltaire D. Paes Neto

A Paleoicnologia é um dos campos mais negligenciados da Paleontologia. Porém, se corretamente interpretados, os icnofósseis podem aportar importantes informações paleoecológicas, bioestratigráficas e tafonômicas, dentre outras. O principal objetivo deste minicurso é proporcionar um breve panorama dos principais conceitos e métodos utilizados especialmente na Paleoicnologia de Vertebrados, com foco nos estudos de pegadas, coprólitos, paleotocas e bioerosão em ossos fósseis. Como parte da metodologia, estudos de caso serão analisados, permitindo com que os participantes interajam com situações reais envolvendo icnofósseis de vertebrados.​ 30 vagas.

 

Obtenção de modelos tridimensionais de fósseis a partir de fotografias digitais

Andressa Paim, Flávio Augusto Pretto & Ana Carolina Brust

​O programa 3DSOM® gera modelos em três dimensões a partir do posicionamento em série de fotografias digitais. Por necessitar de infraestrutura simples e de baixo custo, o 3DSOM® pode ser utilizado para comparar e trocar informações de materiais depositados em diferentes instituições. O programa permite criar modelos 3D com a mesma coloração do fóssil, ao contrário de outras técnicas aplicadas em Paleontologia (e.g. tomografias, raios laser, feixes de nêutrons) que nem sempre retratam a superfície original. No minicurso serão apresentados de forma prática todos os passos necessários para a obtenção de modelos 3D com o programa 3DSOM®. Serão utilizados exemplos com vertebrados fósseis. É recomendável que o participante tenha noções básicas de edição de imagem. É incentivado que interessados levem câmera fotográfica digital. *Obrigatório: um notebook por pessoa ou dupla. 10 vagas.

 

“Como originar um mamífero?”: Os cinodontes não-mamalianos da América do Sul, a farinha desta receita

Agustin Martinelli & Tomaz Panceri Melo

​Os cinodontes originaram-se no final da Era Paleozoica e radiaram durante o inicio do Mesozoico, no Triássico, junto a outros grupos de vertebrados, tais como dicinodontes, uma grande diversidade de archossauromorfos, incluindo dinossauros, e formas basais de lepidossauros e tartarugas. A historia dos cinodontes, o grupo que inclui formas basais e os mamíferos propriamente ditos, tem achado a atenção de inúmeros pesquisadores desde final do século XIX devido ao fato de que eles apresentam uma “mistura de caracteres transicionais” reptilianos e mamalianos bem documentados no registro fóssil. Além disso, essa historia está bem representada no registro fóssil Sul-Americano, exemplificando a diversidade morfológica e o sucesso evolutivo do grupo no qual a nossa espécie, Homo sapiens, está inserida. O minicurso visa contar a historia deste grupo, de um ponto de vista filogenético e morfológico, ressaltando a diversidade de formas no Triássico do Brasil e da Argentina. 30 vagas.

 

Ilustração Científica: Técnicas em grafite e nanquim

Marcel B. Lacerda

​Neste minicurso, os alunos vão ser apresentados a noções básicas de técnicas de ilustração científica utilizando lápis grafite e caneta nanquim. Os alunos serão apresentados aos principais conceitos envolvendo cada uma destas técnicas, como representar fielmente os efeitos de luz e sombra em seus desenhos, as diferenças entre os vários materiais utilizados e finamente irão realizar exercícios práticos envolvendo cada uma das técnicas apresentadas e utilizando o material de desenho oferecido no curso. O objetivo principal deste minicurso será disponibilizar aos alunos as ferramentas e o conhecimento básico necessário para poder produzir figuras de qualidade que tenham a função de complementar os seus estudos acadêmicos e, após mais algum tempo de refinamento, para eventuais trabalhos científicos. ESGOTADO.

 

Técnicas básicas de campo

Pedro Luis Xavier

O trabalho de campo é o começo do estudo paleontológico. Este minicurso tem por objetivo ensinar a metodologia, logística, e técnicas básicas de um trabalho de campo em paleontologia. O objetivo é otimizar e sistematizar o processo para retirar a maior quantidade possível de informações in situ, reduzindo ao máximo os riscos à integridade física dos participantes. ESGOTADO.

 

 

 

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Parabéns! Sua mensagem foi recebida.

PALEO RS 2015

4 a 6 de dezembro - São Gabriel, RS

bottom of page